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Tudo sobre os principais prêmios para pós-vendas

A reputação de uma empresa é a maneira pela qual ela é percebida pelo mercado e pelo seu consumidor. Normalmente a reputação é um reflexo das atitudes empresariais e suas práticas organizacionais somado às experiências pessoais de seus clientes.

Nos últimos anos acompanhamos o crescimento exponencial de sites especializados em registrar reclamações de consumidores. Este sites tinham como objetivo inicial permitir uma “voz” mais ativa aos consumidores frente às suas reivindicações.

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Gráfico que indica o aumento da palavra “reclamar” nos últimos 10 anos

Com o tempo estes mesmos sites passaram a ser referência para “medir a reputação” de uma empresa ao atribuir notas e pontuações para alguns dos principais critérios considerados pelo consumidor no relacionamento com uma marca.

Esta mesma pontuação e ranqueamento também permite as empresas se diferenciarem de seus concorrentes. É comum os compradores profissionais pesquisarem a opinião de seus clientes antes de fecharem um negócio ou renovarem um pedido de compra.

Como posso destacar a minha empresa?

Uma das maneiras mais eficazes para fortalecer a reputação empresarial frente ao seu consumidor são as premiações que o mercado concede por meio de pesquisas que medem a satisfação do cliente, a qualidade dos produtos e serviços, e o seu relacionamento.

Estas premiações são como uma bandeira para as empresas que a conquistaram. Exibir o brasão é um cartão de visita e uma “promessa” ao seu consumidor/cliente que você irá cumprir com as suas obrigações e respeito. Qual é o seu brasão?

Vantagens ao participar das prêmiações

Ao participar ou concorrer de um evento avaliativo sua equipe ou empresa passa a usufruir de vantagens competitivas importantes. Tentaremos elencar algumas e que podem te ajudar a justificar a participação em uma ou mais premiações para a alta gestão de sua empresa.

  • Engajamento interno: Motivar equipes de pós-vendas é sempre uma grande provocação à gestão. “Que desafio devemos lançar para engajar ainda mais o time” é uma pergunta que sempre paira no ar da maioria dos gestores. A simples inscrição ao evento gera uma semente de inspiração a ser regada e cultuada.
  • Mapeamento e gestão dos processos: Durante o preenchimento de alguns formulários de inscrição você irá se deparar com perguntas que conduzirão a uma revisão interna dos seus processos. E este é um dos grandes ganhos ao participar de eventos com avaliadores externos. A oportunidade de mapear e revisar seus processos internos.
  • Indicadores de desempenho: As premiações são normalmente baseadas nos indicadores apresentados por cada um dos candidatos. O processo naturalmente conduzirá você a uma viagem interna aos seus indicadores além da chance de compará-lo com outras empresas. Mesmo que você não se inscreva o simples fato de você ter acesso a um ou outro concurso fará com que você tenha um retrato da sua equipe de pós-vendas e como ela está comparado ao mercado.
  • Envolvimento de toda a empresa: Os prêmios conquistados não são reflexo apenas de um departamento. Com as inscrições e uma comunicação interna bem feita somado a outras ações de envolvimento é possível colocar todos na mesma direção. Os funcionários terão orgulho ao dizer que a sua empresa foi eleita a “melhor empresa em…”; afinal, este barco também é seu.

E quais as desvantagens?

É verdade. Tem desvantagens. E precisamos elencar algumas para que você tenha ciência. Os apontamentos feitos por nós são baseados nas experiências dos profissionais do Instituto EAC ao participarem de todos os prêmios que indicadoremos aqui.

  1. Alguns critérios finais na eleição das premiadas não são bem claros. Nossa sugestão é ler atentamente as regras e em caso de dúvidas fazer contato com a organização.
  2. Preço. Algumas das principais premiações possuem um alto valor (depende do tamanho da sua empresa) para participar do evento de premiação. Agora, se você escrever direitinho o seu projeto de participação tenho certeza que terá facilidades na aprovação da verba.

Devo inscrever a minha empresa?

Não tenha dúvida! Sim. Deve inscrever a sua empresa e o seu time de pós-vendas em pelo menos três dos principais prêmios indicados por nós. Quer mais motivos para realiza-las? Vamos te ajudar:

  • Baixo investimento. Em algumas o investimento é zero.
  • Após realizar a inscrição algumas entidades fornecem material de comunicação para você divulgar em seu site, empresa e catálogo indicando que você é uma empresa “indicada”.
  • Aumenta a responsabilidade do time de pós-vendas dentro da sua empresa.
  • O seu pós-vendas passa a contribuir também com as vendas.
  • Cresce a percepção do cliente que a sua empresa é séria, que tem processos internos e que respeita o consumidor.

Relação dos principais prêmios para 2020

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  1. Prêmio Consumidor Moderno: Realizado desde 2000, o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente reconhece e homenageia empresas e profissionais que demonstram manter um compromisso com a qualidade no relacionamento com os clientes.
  2. Prêmio Conarec: O Prêmio CONAREC é o maior reconhecimento de inteligência relacional e engajamento entre os players do mercado de relacionamento com clientes. Nele são mensurados fatores determinantes na gestão do relacionamento entre empresas, formando um índice que revela as melhores empresas na gestão de parcerias estratégicas. O reconhecimento acompanha o estudo Panorama Brasileiro do Setor de Relacionamento com Clientes, o mais abrangente do setor, que traça o Raio x da gestão de clientes no Brasil.
  3. Prêmio Clientes S/A: O Prêmio ClienteSA representa a versão brasileira do Prêmio ALOIC LATAM, premiação que reconhece as melhores práticas das empresas de relacionamento com o cliente, na América Latina
  4. Prêmio Época Negócios Reclame Aqui: O prêmio surgiu há 9 anos a partir de uma iniciativa do Reclame AQUI para reconhecer as empresas que fazem um bom atendimento. Em 2013, a Revista Época se juntou ao projeto e fortaleceu ainda mais a premiação, levando para a revista o Guia das Melhores Empresas para o Consumidor, com a publicação dos vencedores em uma edição especial da revista, com distribuição nacional.
  5. Prêmio 100 Melhores Empresas em Satisfação do Cliente: O Programa de Recompensas do Instituto MESC, conta com mais de 400.000 inscritos, clientes que opinam sobre produtos e serviços que consumiram nos últimos 12 meses, somados eles deram mais de 1,5 milhão de opiniões, o que permitiu que o Instituto MESC ranqueasse empresas em 42 segmentos de mercado.
  6. PrêmioABT – Excelência no Relacionamento com os clientes: O PrêmioABT é a maior premiação em Relacionamento com o Cliente. Tem como propósito reconhecer as melhores práticas de atendimento e relacionamento com o cliente. As práticas vencedoras evidenciam o rico e diversificado trabalho realizado pelo mercado brasileiro no serviço de atendimento e relacionamento com o cliente.
  7. Prêmio SMART: O PRÊMIO SMART tem como objetivo distinguir e reconhecer as melhores práticas de relacionamento com o cliente em Utilities e Telecom: Energia Elétrica, Saneamento Básico, Gás, TV por Assinatura, Telefonia Fixa e Móvel.
  8. Prêmio Empresas Legais: Premio em parceria com o Ministério da Justiça em que visa avaliar e identificar as empresas mais empenhadas em cultivar o diálogo com seus consumidores, em prol de um relacionamento transparente e da resolutividade de conflitos, balizado pela ética, sem recorrer ao Judiciário.
  9. Prêmio Atendimento Ouro – Abrarec: O Prêmio Atendimento Ouro é o reconhecimento dos esforços das empresas no intuito de produzir cases de atendimentos inspiradores que encantaram os clientes. 
  10. Prêmio Experiência do Cliente: O Prêmio Experiência do Cliente é promovido pela empresa organizadora Tracksale, com objetivo de reconhecer e valorizar os esforços e cases de sucesso focados na evolução da experiência do cliente no Brasil. Serão premiados profissionais e empresas de destaque na área.

Reúna o seu time comercial, sua equipe de marketing e juntos definam qual premiação você deve focar e mãos à obra. Afinal, em tratando-se de aprendizagem organizacional, a jornada é mais importante que o resultado final.

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