6 dicas para centralizar ações no cliente

Já falamos sobre o foco no cliente antes, mas a jornada para um bom foco no cliente não é simples. Aqui, abordaremos várias etapas adicionais que você pode executar para melhorar a centralização no cliente.

1) Coloque-se no lugar dos seus clientes

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As pessoas estão interagindo com as marcas mais do que nunca. Uma grande porcentagem de empresas se envolve com os clientes em vários pontos de contato, como mídia social, presença na loja e presença on-line. É fácil para uma empresa perder o contato com o que os clientes desejam.

A melhor maneira de evitar isso é simplesmente colocar-se no lugar de seus clientes? Seja um cliente por alguns dias. Interaja com sua marca da maneira que um cliente faria. Anote as áreas problemáticas e veja como elas podem ser melhoradas.

2) Ouça, ouça, ouça

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No passado, muitas empresas tinham a abordagem “pegar ou largar” no atendimento e na experiência do cliente. Essa mentalidade simplesmente não funciona hoje em dia. O ambiente operacional é muito mais competitivo.

É mais fácil do que nunca para os clientes mudar para um concorrente quando suas necessidades ou desejos não são atendidos. As empresas hoje devem reservar um tempo para ouvir seus clientes. Coletar dados. Realize pesquisas que fornecem informações úteis. Colocar estudos e grupos focais. Afaste-se da sala de reuniões corporativa e ouça o que os clientes estão dizendo.

Faça dos clientes uma parte da sua história, parte do processo. Não os mantenha como forasteiros. Ouvir os clientes pode ajudar a ditar sua estratégia atual e estabelecer um forte relacionamento que pode ser igual: lealdade.

3) Criar satisfação (emocional), criar valor

 

O princípio por trás disso é simples: faça seus clientes felizes. Pode parecer simples, mas como você pode ver quando as margens de lucro entram em jogo, é realmente uma tarefa complicada.

Marcas que buscam se alinhas aos valores dos clientes estão lentamente dominando o mercado. Alinhar seus valores aos deles cria um nível mais alto de satisfação e identificação com a marca. Isso resulta em uma maior taxa de repetição de negócios.

4) Crie embaixadores da marca

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Com serviços e produtos se tornando semelhantes em tecnologia e preço, parte do sucesso de uma marca ou empresa é com clientes que se tornam embaixadores da marca.

As empresas devem criar e oferecer suporte a meios de comunicação e interação fora da loja ou por e-mails aleatórios. Uma ideia é participar de fóruns em que os clientes possam interagir e trocar insumos. É uma coisa relativamente fácil de fazer, melhorada quando os problemas, elogios e sugestões dos clientes são tratados.

O melhor disso é que os clientes se sentirão ouvidos e, ao mesmo tempo, fornecerão uma defesa genuína, respeitável e voluntária para sua marca. Pense nisso como uma chance de permitir que os clientes contem sua história também.

5) Entenda os clientes como indivíduos e como grupos

 

Os dados de vendas são bons e bons, mas são o marketing e a publicidade que primeiro atraem os clientes. O marketing deve estar na vanguarda da criação de uma melhor experiência do cliente e conexões emocionais.

Pense nisso como dar um presente a um amigo. Quanto melhor você o conhecer, mais significativo será o seu presente. Isso é obtido através da coleta de dados relevantes. Uma pesquisa bem criada, perguntando aos clientes por que eles se envolvem com sua marca, pode fazer maravilhas.

Antes, era tudo sobre quem dava o melhor preço. Hoje, a pesquisa provou que o marketing emocional ajuda os clientes a obter mais valor e satisfação de uma marca.

 

6) Nunca perca de vista o aspecto “humano” da experiência do cliente

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No mundo atual de tecnologia, é fácil investir em pesquisa e desenvolvimento e / ou tecnologia digital. Mas as empresas também devem ter em mente que a tecnologia não é a solução definitiva. A tecnologia viabiliza o processo. É incompleto sem o componente humano.

Uma abordagem centrada no cliente cria uma experiência do cliente econômica e ajuda a criar satisfação e lealdade do cliente. Uma abordagem centrada no cliente cria interações bem-sucedidas e significativas. A conexão humana no mundo digital é o que impulsiona o sucesso de uma marca e, finalmente, a lucratividade.

 

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